Resenha: Cidades dos Ossos de Cassandra Clare


E aí galera, de boas?

Bom, eu estou numa faze totalmente literária, por isso, só tem resenhas aqui no blog, mas logo logo, pretendo fazer alguns posts diversificados.

(Os Instrumentos Mortais)

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato – muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores de Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 
A história é narrada em terceira pessoa, porém, é como se  fosse em primeira pessoa, porque tudo acontece no ponto de vista de Clary, e nós só descobrimos as coisas, conforme Clary descobre. Não é um livro parado, em todos os capítulos, houve emoções, e coisas reveladoras. Mas mesmo assim, eu demorei um tempão pra ler, porque eu não via muita "jinga" na história, não rendia, acabava sendo algo até clichê. Na época que eu li, estava determinada a ler todos os livros, então, insisti, e até, me arrependi por não ter lido antes. O que eu realmente mais gostei foi da reviravolta do final, mesmo que eu tivesse previsto a possibilidade, eu não acreditava que ela terminou o livro daquela maneira, e isso me frustou, foi totalmente excelente, como ela deu um fim curioso e chocante, aos personagens principais (o que faz com que qualquer leitor, procure o mais rápido possível, a continuação).

O primeiro livro da série Instrumentos mortais conta a história de Clary Fray, uma adolescente de 15 anos comum.Tudo muda quando Clary e seu melhor amigo Simon Lewis resolvem ir ao Pandemonium, um clube para todas as idades muito frequentado por eles.Dentro da balada Clary presencia algo que não consegue acreditar, três adolescente com tatuagens estão para matar um menino bem ali na sua frente, mas parece que nem Simon nem os seguranças do clube conseguem ver isso, só ela enxerga o grupo.Diante de tamanha covardia Clary não se contém e avança para tentar impedir o assassinato. Os adolescentes tatuados levam o outro para uma sala nos fundos do clube, e Clary não perde tempo em segui-los, quando Clary abre a porta ela vê o assassinato acontecendo e não consegue impedir.Depois do ocorrido Jace, o adolescente loiro que matou o outro, jura de pé junto que ele não foi um mundano (pessoas como eu e você) que morreu e sim um demônio. Clary fica sem entender nada, já que o menino morto sumiu, seu corpo virou cinzas, o que não é algo muito comum quando as pessoas morrem.Jace diz que pode explicar as coisas para Clary, e eles combinam de se encontrarem no dia seguinte para Clary conhecer o tutor de Jace.No dia seguinte Clary e Jace estão a caminho do que Jace chama de isntituto, mas Clary recebe uma ligação perturbadora de sua mãe e resolve voltar pra casa.Chegando em casa o que Clary encontra não é o que esperava, sua mãe sumiu, o apartamento está todo revirado e quando Clary tenta entrar em seu quarto um demônio nada amigável lhe aguarda.Clary consegue matar a “coisa” por pura sorte, mas o demônio conseguiu envenena-la e agora sua única chance de sobreviver é ir com Jace até o instituto. Clary se vê sozinha em meio a estranhos e seu mundo confiável e tranquilo está severamente abalado!Sua mãe sumiu, e parece que Jace estava realmente falando a verdade, demônios existem!
(Fonte: Sobre Sagas)

 CUIDADO SPOILER, mas pode ler, não contei muita coisa!

Eu acho que esse é daqueles livros, que pra você se tornar leitor tem que ler, como Harry Potter ou Percy Jackson, é claro, que eu não sou um desses modinhas da frase anterior, que só leem os livros, porque todos leem, mas é claro, que como os dois exemplos, esse livro é totalmente subestimado. É claro, que eu leio Harry Potter e Percy Jackson, no caso é umas das minhas séries favoritas, e quando vi esse livro na biblioteca (Me refiro da Cidade dos Ossos) me lembrei das recomendações. Eu gostei muito do livro, mas confesso que esperava bem mais, acho que a dimensão que a autora criou, poderia ter sido muito mais explorada, como os poderes de Clary, os caçadores de sombras, e a questão dos lobisomens, vampiros e etc. mas infelizmente a escritora, preferiu focar mais na questão do triângulo amoroso, se você leu, sabe do que eu to falando...A Clary como protagonista me decepcionou porque como toda a guria principal, sempre toma as mesmas atitudes, aquelas que assim que lemos a situação, já prevemos o que ela vai fazer. Eu realmente adorei a Isabelle, ela é o que podemos dizer, de "poderosa", gostei muito de Alec, mesmo ele não ter sido tão explorado, e temos Jace, gente, quando ele apareceu naquele beco, eu já previ na hora o final do livro, eu juro! E é claro, o  melhor amigo nerd de Clary, Simon, gente, mesmo ele sendo bobinho, eu me apaixonei por ele, nossa, ele é todo perfeitinho.

Como eu já li muitos livros com essa finalidade dei nota 4, mas mesmo assim recomendo todos a lerem, eu ainda não li a continuação (Cidade Das Cinzas), mas acho que essa série  por terem muitooos fãs, minhas dúvidas serão esclarecidas nos próximos livros. Gostei mesmo do livro, mas uma vez na vida não dou a nota máxima a um livro, e sim a quase máxima!

Felizmente já temos o filme, confere o trailer:





E então gostaram? Beijoos

4 comentários:

  1. Não li o livro, mas vi o filme, e achei tão ruim que desisti por completo dessa série. Pelo visto não sou a única, ufa! rsrsrs

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk é complicado, mesmo que o filme tenha sido fiel ao livro, desanimou! Obrigada pela visita, beijos!

      Excluir
  2. Eu li esse livro no começo do mês e simplesmente amei! Acabei não resistindo e comprei logo a série toda <3
    Depois que eu li o livro, resolvi assistir o filme e uma palavra define os meus sentimentos: decepção. Não consegui gostar, achei que ficou muito superficial kk
    Beijos
    Na Minha Atmosfera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ultimamente é isso que está acontecendo, tudo que está sendo adaptado está decepcionando nós leitores.
      Obrigada pela visita, beijos!

      Excluir