Fotografia: Curso, Faculdade ou aprender sozinho?


Eu sempre fui apaixonada por fotografiasPorém meu contato com uma câmera profissional só aconteceu mesmo no ano passado (2014) onde comecei a trabalhar numa agência de publicidade e acabei tendo a oportunidade de fazer alguns trabalhos como fotógrafa. Quando vi que realmente gostava do assunto, me aperfeiçoei fazendo um curso semanal. Assim fui aprendendo com a experiência, com a prática, com leituras e com a internet. 

Foi assim que eu comecei, mas existem vários caminhos a se tomar. Perguntas relacionadas a este assunto são algumas das mais comuns: “Como aprender fotografia sem dinheiro?”, “Vale a pena fazer cursos?” e “Qual faculdade fazer? 

Posso não ter uma resposta definitiva para cada uma dessas perguntas, mas posso dar alguns pitacos com base na minha pequena experiência. [Símbolo] 

(Cachoeira dos Indios – Rio do Sul/SC. Fotografia: Patrícia Calheiro).

Como aprender fotografia se não tenho dinheiro? 


  • Leia muito o manualda câmera. A maioria das coisas que são ensinadas em cursos pagos está no manual. 
  • Use muito a internetFazendo uma simples busca no Youtube você encontra muitos canais e vídeos explicando todo tipo de dúvida. 
  • Leia livros de fotografiaPara economizar, compre livros ou visite livrarias e leia os livros lá mesmo (a maioria das livrarias grandes permite que você leia os livros sem comprar, e até possuem acomodações para isso). 
  • Trabalhe na área. Se você considera se profissionalizar na área, procure uma empresa ou estúdio de fotografia que esteja oferecendo estágio ou alguma vagaO importante é adquirir experiência e com a prática sem duvidas é a melhor maneira de aprender.


E cursos? Valem a pena? 

Se você tem dinheiro para fazer um curso, com certeza é mais prático do que tentar aprender por conta.  

Cursos são estruturados e possuem uma continuidade importante para o aprendizado. Existem limitações, como ter que se adequar à velocidade de aprendizado da turma, que às vezes é mais rápida ou mais lenta que a sua. Mas, no geral, um curso é um bom jeito de começar pra quem pode investir nisso. 

E faculdade? Qual faculdade fazer pra ser fotógrafa/o? 
Faculdade serve somente para ter contatos e por causa do diploma que mostre que você tem uma formação. Se você se sente numa rua sem saída, é possível que não tenha contatos o suficiente. Se você está ganhando menos no seu emprego porque não tem uma formação, o diploma é importante. 

Se a única coisa que você quer é “aprender”, então veja os itens anteriores. 
(É bom lembrar, pra quem não sabe, que a fotografia não é uma profissão regulamentada – em alguns casos, ela é auto regulamentada, com associações independentes. Você pode ser profissional sem o diploma.) 

Se mesmo assim você faz questão de uma faculdade, vá em frente. Estão surgindo algumas faculdades de fotografia pelo país, mas alguns outros cursos também possuem conhecimentos em comum, como design e comunicação. 



Ou seja, se seu propósito é aprender a fotografar, existem meios fáceis e baratos. Se o seu propósito é se profissionalizar, talvez a principal pergunta para você fazer não seja “como começar” ou “qual curso fazer”, e sim, “por que quero trabalhar com fotografia?” E essa pergunta só você vai saber responder. 

Bom por hoje é isso, semana que vem tem mais dicas sobre fotografia.  Será 1 mês inteirinho falando sobre essa arte que está cada vez mais se popularizando. 
Beijos da Paty e até semana que vem! 

(Fonte de conteúdo: Claudia Regina)


4 comentários:

  1. Voce precisa assistir esse video que encontrei na internet dando dicar de fotografia ! o video é de janeiro de 2015! não sei ate quando vai ficar disponivel!
    O link do video é esse aqui : http://goo.gl/vNG2rf
    Fica a dica!

    ResponderExcluir
  2. Sério que você copiou quase o texto inteiro da Claudia Regina e não teve a coragem de colocar os créditos? Mas é muita cara de pau...
    http://www.dicasdefotografia.com.br/fotografia-fazer-curso-fazer-faculdade-ou-aprender-por-conta/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por avisar, acabei de conferir e já coloquei os devidos créditos!

      Excluir