Fotografia: Dicas para futuros fotógrafos

Olá, tudo bem com vocês? Espero que sim.  
Hoje vamos dar continuação às dicas de Fotografia, para que tem interesse em iniciar nesse ramo, mas não tem nenhum conhecimento a respeito.  

Como citei no post da semana passada, se seu propósito é somente aprender a fotografar, já existem atualmente meios fáceis e baratos. Mas, se o seu objetivo é se profissionalizar, talvez a principal pergunta para você se fazer seja por que quer trabalhar com fotografia?  

Sendo assim, abaixo estarei dando 12 dicas importantes para quem quer seguir nessa área. 

- CONHEÇA TOTALMENTE A SUA CÂMERA 
Abertura de diafragma de uma lente. 
(Fonte da imagem: Mohylek ) 

Não importa se você usa umacompacta ou uma SLR profissional. Para se tornar um bom fotógrafo é preciso que você saiba tudo sobre o equipamento que você está usando para que, na hora de fotografar, você não perca tempo tentando descobrir o que cada parte da câmera faz. Isso inclui os botões, as funções internas e tudo o que a sua máquina fotográfica pode oferecer. 
 
APRENDA A EDITAR AS SUAS FOTOGRAFIAS 

A maior parte dos grandes fotógrafos usa editores de imagem como oPhotoshoppara deixar as suas fotos com uma aparência melhor. Você pode corrigir as cores, iluminação, textura e muito mais, deixando no final a fotografia com um ar bem mais profissional. 

DESENVOLVA O SEU OLHAR
Desenvolver o olhar é saber para onde olhar e como recortar a cena  
(Fonte da imagem: Panoramio )

Esse é uma das dicas mais importantes, no entanto ela é bastante subjetiva e pode ser difícil compreendê-la profundamente. Desenvolver um olhar fotográfico é saber ver as coisas ao seu redor e perceber o que pode vir a se tornar uma boa imagem. É, também, saber enxergar além do que se está acostumado, saber ver beleza nos lugares mais comuns. 
Além disso, desenvolver o olhar é também treinar técnicas de enquadramento como aRegra dos Terçose oRetângulo de Ouro 

- ESTUDE A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA E CONHEÇA OS PRINCIPAIS FOTÓGRAFOS 

Esse passo é essencial. Não é por que você hoje utiliza um equipamento digital que não é preciso estudar a história para saber como a fotografia evoluiu até ser a arte que é hoje. Isso é muito importante e saber conceitos históricos pode ajudar a entender melhor o que, de fato, é a fotografia. Essa é uma das maiores diferenças entre fotógrafos técnicos e aqueles que entendem o que estão fazendo. 
Importante também conhecer o trabalho dos importantes fotógrafos do passado e do presente. Nomes comoCartier-Bresson,Sebastião Salgado,Linda McCartney,Irina Werninge muitos outros são quase obrigatórios para quem quer aprender a fotografar. Conheça as fotografias e projetos fotográficos desses e de muitos outros profissionais para saber qual estilo combina mais com o seu. 

5 - ENTRE - OU CRIE - UM GRUPO DE FOTOGRAFIA 

Se você mora em uma grande cidade é muito possível que exista um desses grupos de fotógrafos que compartilham experiências. Se você não souber de nenhum, pode criar o seu. Tudo o que você precisa é de algumas pessoas dispostas, alguém mais experiente e tempo livre. Trocar conhecimento e ver o trabalho de outras pessoas pode ajudar bastante. 

- TENHA UM PARCEIRO DE FOTOGRAFIA 

Treinar sozinho é possível, porém se você tiver um parceiro nessa empreitada tudo se torna mais fácil. Escolha um amigo para sair fotografar com você, é mais seguro e agradável, além de que o incentivo de outra pessoa pode fazer com que você não desista do seu objetivo tão facilmente. 

Fotografar em dupla pode ser bem divertido e garante boas experiências. 
(Fonte da imagem: Louish Pixel)
- ENCONTRE ALGUÉM MAIS EXPERIENTE PARA AJUDAR 
Por melhor que seja o aprendizado sozinho, a ajuda de um mentor que entenda mais do assunto é essencial também. Não é preciso ter aulas regulares, mas é importante ter alguém bem mais experiente para quem recorrer em caso de dúvidas. Além disso, é essencial ter alguém para analisar as suas fotos e passar uma opinião sincera sobre o seu trabalho. 

- FREQUENTE O MÁXIMO DE EVENTOS SOBRE O ASSUNTO 

Essa dica vale principalmente para quem quer se tornar um profissional. Saber o que a indústria fotográfica está preparando é vital para saber como se programar para acompanhar esse desenvolvimento tecnológico. Visite o maior número de eventos ligados à fotografia que você puder, como feiras, convenções, conferências e palestras. 

- TENHA UM SITE 


Ter um site é muito importante para divulgar o seu trabalho. 
(Fonte da imagem: Focus foto) 
Não basta ver os outros, é preciso ser visto também. Mesmo que você queira se tornar um fotógrafo amador “especialista”, ainda assim é preciso ser visto pelos outros. O mais recomendado é que você crie o seu próprio site pessoal, mas, se isso não é possível, mostre o seu portfólio em locais como oFlickrou outros sites parecidos. 

10 - SAIBA USAR A INTERNET A SEU FAVOR 

Esqueça a pesquisa de imagens do Google: para conhecer as tendências fotográficas e ver fotografias que realmente valem a pena é preciso saber usar a internet mais a fundo. Conheça os principais sites, como oFlickre oOlhares, que trazem o trabalho de fotógrafos amadores, semiprofissionais e profissionais. Além disso, use a internet como fonte para pesquisar os sites pessoais dos seus fotógrafos favoritos. 

11 - RESERVE TEMPO PARA FOTOGRAFAR 

(Fonte da imagem: Gooutside) 

Se você quer progredir como um fotógrafo está na hora de priorizar isso. Separe um tempo semanal (ou, se você puder, diário) para mexer com a sua câmera e fotografar. Você pode sair de casa ou não, mas é importante treinar as técnicas aprendidas recentemente para não perder a prática. Assim como um escritor precisa escrever e um pintor precisa pintar, um fotógrafo de verdade precisa exercitar a sua arte sempre. 

12 - TENHA PRAZER NAQUILO QUE VOCÊ FAZ 

O último passo é, quem sabe, um dos mais importantes. Se você fotografa por paixão e tem prazer no que você faz, o resultado tende a ser muito melhor do que se você fizer isso de uma maneira forçada. A fotografia precisa revelar um pouco da alma do fotógrafo e só é possível que isso aconteça se você se doar completamente enquanto estiver com a câmera. 
Para encontrar esta satisfação, tente criar objetivos para você mesmo. Existem os chamados “desafios fotográficos” e você pode experimentar um deles, como o365 Days(tirar uma foto por ano) ou o52 Weeks(uma fotografia por semana). Escolha um tema para o seu desafio e encontre a sua motivação! 

Por hoje é isso, espero que tenham gostado dessas dicas. Semana que vem tem mais...


Nenhum comentário:

Postar um comentário