FOTÓGRAFOS INICIANTES: Funções e dicas importantes que todo fotógrafo deve saber...


Desculpem a demora da minha postagem, faz três semanas que voltei a rotina de trabalhar o dia inteiro, e confesso que está sendo bem corrido... 
Pois bem, hoje passarei a vocês algumas dicas finais, mas que são muito importantes sobre fotografia!

1. Fotometria 

Para fotografar é necessáriofotometrar: 
Fotometria =foto, que significa luz emetria, que significa medir.  
Fotometria nada mais é que um conjunto de técnicas e recursos paramedir a luz ao fotografar, seja esta luz natural ou artificial. 


Nas técnicas de fotometria estão três fatores importantíssimos: o tamanho dodiafragma(a abertura da lente por onde passará a luz), avelocidadeque o obturador ficará aberto para entrar luz e asensibilidade do sensor à luz (ISO). 



2.      ISO (sensibilidade) 
 
O ISO, que antes era ASA nas câmeras analógicas, nada mais é do que a sensibilidade dos filmes. Quanto maior o ISO, maior a sensibilidade, ou seja, mais luz. Porém quanto mais sensível, nos filmes, maior o grão. Já no digital não temos o grão, e sim um defeito no sensor, que resulta algo similar: o ruído, ou seja, quanto mais sensível, mais ruído.  



3Velocidade (obturador) 
 
O obturador é como uma cortina dentro da câmera, que abre e fecha para a luz chegar ao sensor (ou filme). Quanto mais tempo aberto, mais luz entrará, e mais clara será a foto. Por outro lado, quanto menos tempo, menos luz. O tempo que o obturador fica aberto é medido através de frações de segundo, segundos, minutos e até horas. 


4. Diafragma, abertura ou “F” 
 
 O diafragma na fotografia é o diâmetro da abertura das lentes. Esse diâmetro é um dos fatores que define a quantidade de luz que entrará na câmera, até o sensor. Quanto maior for a abertura, mais luminosa é a objetiva (mais apta para locais com pouca luz). 


5. Histograma 
 
Outro fator muito importante, tanto na hora de fotografar quanto na hora de editar, é ohistograma, um gráfico que mede a luminosidade da foto, auxiliando na obtenção de uma melhor exposição da imagem. Como os visores das câmeras mostram uma imagem compactada de baixa qualidade, muitas vezes o que vemos nesses visores não é o real: podemos achar que a foto está boa, mas pode haver falta ou excesso de luz. Por meio do histograma, podemos corrigir isso, verificar o tipo de luz (dura ou suave) e medir os tons de cinza. 

6Composição 
 
Além de técnicas em relação aos equipamentos, outro fator importante independente do recurso usado para fotografar (seja uma câmera DSLR, uma compacta ou um celular) é a composição. 
Uma das principais dicas de composição fotográfica é aRegra dos Terços, que se caracteriza em dividir uma imagem em duas linhas horizontais e duas linhas verticais, onde os 4 pontos de interseção dessas 4 linhas são os pontos onde os nossos olhos têm maior atenção. Em retratos, a dica é posicionar um desses cantos em um dos olhos ou no sorriso da pessoa. 



7. Flash da câmera x Flash remoto 
 
O flash que vem embutido nas câmeras tem uma luz direta muito uniforme e não tem mobilidade, ou seja, a luz é emitida sempre na mesma direção. Isso não é interessante, pois essa luz direta pode resultar reflexos, manchas brancas em um rosto, resultando um retrato sem volume e sombras duras. Já o flash remoto possibilita direcionar a luz para diversos lugares. 


 
Ao fotografar eventos, festas, aniversários ou até mesmo fotos do dia a dia, uma dica legal para os fotógrafos é não fazer apenas as fotos posadas, mas captar momentos em que a pessoa não percebe que está sendo fotografada. Isso também pode ser chamado de fotojornalismo e gera resultados bem espontâneos e interessantes! 


9Truque com pose 
   
Uma dica simples e rápida, mas que pode fazer muita diferença ao fotografar uma pessoaé o posicionamento desta. Pessoas que não têm o costume de serem fotografadas normalmente permanecem de maneira muito "reta" nas fotos (exemplo abaixo). Dependendo do ângulo fotografado, a postura pode não ficar muito agradável. Por isso, fique atento a este detalhe. Caso necessário, peça para o modelo posicionar uma das pernas levemente para frente (para dar apoio) e jogar o corpo para frente. Pode não parecer natural, mas a foto ficará com um aspecto bem mais interessante. 


10Efeito Bokeh 
 
O efeito Bokeh é aquele super desfoque com alguns círculos no fundo. Porém, não é todo fundo desfocado que gera esse efeito: essas "bolinhas" são, na verdade, pontos de luz desfocados, por isso que elas geram esses desenhos. Ou seja, quando o fundo do nosso assunto estiver refletindo alguma luz (como luz do sol, ou mesmo luzes de uma cidade à noite), teremos esse efeito. 


Bom, por hoje é isso pessoal. Espero que tenham gostado dessas 4 semanas de postagem sobre dicas de fotografias para iniciantes. Na próxima semana terei uma grande novidade, e quero compartilhar com vocês cada conquista dessa minha nova fase, aguardem!  

Tenham todos uma ótima semana... Beeeeijos da Paty!  





2 comentários: