Futuro Incerto

O título é esse mesmo haha, eu li alguns livros e assisti alguns filmes como Jogos Vorazes e Divergente e percebi como essas obras fictícias falam de um futuro que talvez não seja tão difícil de acontecer, no Brasil vem acontecendo tantas brigas com o governo, mas ao parar para assistir os noticiários também vemos que a situação não está tão diferente no exterior, com o estado islâmico e escândalos nos EUA o mundo parece cada vez mais perto de uma 3ª Guerra Mundial (isso mesmo), então eu separei duas obras literárias que ilustram isso com um pouco de ação(lembrando que não irei falar sobre personagens ou sobre a história somente o pensamento futurista desses governos): 

JOGOS VORAZES: 
  • Distrito 1: Luxo. 
  • Distrito 2: Alvenaria.  
  • Distrito 3: Tecnologia.  
  • Distrito 4: Pesca. 
  • Distrito 5: Energia:  
  • Distrito 6: Transporte.  
  • Distrito 7: Madeira.  
  • Distrito 8: Têxteis.  
  • Distrito 9: Grãos.  
  • Distrito 10: Pecuária.  
  • Distrito 11: Agricultura.  
  • Distrito 12: Mineração.  
  • Capital: É o lugar onde os mais ricos moram e de onde o governo toma as decisões. 

Todos esses distritos duas coisa em comum, um jogo desumano utilizado como divertimento para a população da capital que consiste em um jogo até a morte (onde somente são permitidos crianças e jovens), e o fato de que a maior parte das coisas que produzem é destinada para essa cidade. Mas como tudo que a capital faz de ruim só é percebido pelo governo e pelos distritos e não pela população da capital? Simples, eles utilizam um sistema chamado pão e circo que consiste em deixar a população com alguma forma de entretenimento e fartura com alimentos... Desse jeito a população da capital não vê a maneira abusiva como os distritos são tratados. 

DIVERGENTE:

Em uma Chicago futurista, toda a sociedade foi dividida em cinco grupos de pessoas, denominados de facções. Existem cinco facções e cada uma delas dedica-se ao cultivo de uma virtude em especial: 

1- Abnegação (Altruísmo); 
Os que culparam o egoísmo geraram a Abnegação 
Função: Abnegação supriu a demanda por líderes altruístas no governo; 

2-Amizade (Generosidade); 
Os que culparam a agressividade formaram a Amizade 
Função: Amizade cedeu conselheiros e zeladores compreensivos; 

3- Audácia (Coragem); 
E os que culparam a covardia se juntaram à Audácia 
Função: Audácia se encarrega da proteção contra ameaças tanto internas quanto externas. 

4- Franqueza (Sinceridade); 
Os que culparam a duplicidade fundaram a Franqueza 
Função: Franqueza providenciou líderes confiáveis e seguros no setor judiciário; 

5- Erudição (Inteligência). 
Os que culparam a ignorância se tornaram a Erudição 
 Função: Erudição forneceu professores e pesquisadores inteligentes; 



Bom bem simples de entender né para que uma sociedade com boas intenções fosse criada eles acreditaram que criando grupos que se dedicassem a um sentimento como motivação levando isso para sua vida a cidade seria melhor, porém quando os jovens completam 16 anos precisam realizar o teste de aptidão que tem como objetivo determinar a qual facção devem pertencer (lembrando que não existisse garantia de que o jovem permanecerá em sua facção avendo a chance de ocorrerem trocas), assim depois de realizar esse teste eles precisam passar por uma iniciação que determinará se conseguem seguir a vida em suas facções. 

Bom pessoal por hoje é só, não estou aqui como um líder social, mas pensem como seriam nossas vidas se fossem adaptadas para essas realidades vocês conseguiriam se virar ou não ia conseguir viver muito tempo? Afinal de contas o mundo não está 100% livre disso e vai que algum governante já leu esses livros em? Haha. 



Um comentário: